Notícias

Especialistas detalham avaliações físicas da Wit Soccer

Atualizado em 09/07/2019 - 14h00

Tecnológica da base ao topo, com as avaliações tendo início em um app instalado no seu celular até os testes em campo sendo transferidos por tablets direto ao sistema, a Wit Soccer tem na parte de testes físicos uma de suas maiores modernidades, digna dos maiores clubes do Brasil. O sistema Fitlight, que avalia a velocidade dos atletas, é uma das vedetes nas avaliações de talentos da Wit Soccer, transportando os jovens ao sonho de ser um jogador profissional.

Os testes físicos ficaram a cargo de Andressa Souza e Tatiane Cruz. Elas explicam como funciona o sistema, que mede aceleração e velocidade do atleta. Dados importantes na hora de avaliar a melhor posição para o garoto, além de verificar se ele se sobressai nestes quesitos em relação à idade e demais atletas.

“Para a análise da aceleração e velocidade é utilizado a distâncias de 30m em linha reta, partindo da inércia. Os atletas devem partir da posição estática, com um dos pés, selecionado pelo próprio atleta, colocado à frente, próximo da linha de início paralelo ao primeiro disco de LED. Para eliminar a influência do tempo de reação nos resultados, os atletas devem ser orientados a começar o teste quando preparados e serem instruídos a correr em máxima velocidade, até a passagem pela linha final, com uma área de escape de 5 metros”, afirmou Tatiane Cruz, sendo complementada na informação por sua colega de trabalho, Andressa Souza.

fotin

“Na avaliação física, além de coletar todos os dados antropométricos, os atletas são encaminhados à uma bateria de testes, onde é avaliado velocidade, aceleração e agilidade, e na Wit Soccer utilizamos o melhor da tecnologia com métodos modernos e pensando na especificidade do futebol. Buscando uma maior precisão e resultados fidedignos para coleta de dados, utilizamos o Fitlight. O equipamento basicamente são discos de LED, controlados por um software via tablet em tempo real e já armazenados e transferidos para análises na nossa plataforma online”, disse Andressa Souza.

Por.: Agility Soccer